O SIGMA monitora tudo pra você
Fale conosco pelo Whatsapp
Grupos PCM no Whatsapp
Fale conosco pelo Skype
Fale com o setor de Qualidade
Tire suas dúvidas

DOWNLOADS DO SIGMA

Veja nosso catálogo ONLINE SIGMA





Grandes Empresas


Mapa

Veja todos os clientes


Novos Clientes



Grandes Marcas
Usuários SIGMA



Contact us Contáctenos Kontaktieren Sie uns


Fanpage SIGMA

O SIGMA monitora tudo pra você

Monitoramento em tempo real, através de sistema desktop, web ou mobile (Android)

Emissão de alertas sonoros, luminosos, por SMS ou via notificação em sistemas caso os siistemas monitorados atinjam status fora de padrão.

Instalação dos sistemas de monitoramento eletrônico (sensores e placas CLP PIC) através de sistemas cabeados ou por telemetria (RF ou Wifi)

Recursos 100% integrados ao SIGMA - Sistema Gerencial de Manutenção e Automação, possibilitando integração para emissão de OS automáticas, relatórios e indicadores.

MONITORAMENTO 100% AUTOMATIZADO DE:

Permite o monitoramento automatizado da temperatura de máquinas, ambientes climatizados, caminhões e câmeras frigoríficas.

1.1. Vantagens e Aplicação – Segmento Alimentício

Ideal para empresas que trabalham com entradas de mercadorias, processos de fabricação, preparação de refeições frescas ou armazenamento, oferecendo recursos tecnológicos para monitoramento confiável da temperatura ambiente ou em equipamentos, a partir da medição automatizada e ininterrupta de temperatura, com gerenciamento de envio de notificações (SMS, email, avisos luminosos ou sonoros) caso ocorra alguma variação indesejada, além de fornecer registros históricos de todo o sistema monitorado, em relatórios e gráficos.

1.2. Vantagens e Aplicação – Segmento Hospitalar

a. Exigência legal - ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que as condições de temperatura e umidade de alguns produtos sejam monitoradas e registradas nos hospitais. A entidade ainda aceita que este processo seja feito de forma manual – caminho seguido por muitos hospitais. Cena comum nesses estabelecimentos: em cima de cada refrigerador há uma folha de papel. O enfermeiro preenche esse formulário manualmente com a hora e temperatura de cada medição. Pense agora nos riscos que isso pode gerar:

• Falhas humanas no registro das informações;

• Falta ou imprecisão na periodicidade do registro;

• Perda dos formulários originais;

• Em caso de uma auditoria, esses erros podem comprometer muito o desempenho do hospital perante à Anvisa. Nos próximos posts, detalharemos os pré-requisitos da Anvisa para o registro de temperatura e umidade.

b. Alertas de em tempo real

Uma das maiores limitações do registro manual de temperatura é a falta de alertas em caso de divergências. Você depende da iniciativa do enfermeiro para detectar esses problemas. De novo, caímos no risco da falha humana. Para resolver esse problema, oferecemos uma solução completa pára que seja feito o monitoramento de forma automática. O sistema registra as temperaturas e alerta, em caso de divergências ou valores díspares, o sistema aciona alertas notificando os responsáveis caso ocorra alguma variação indesejada, além de fornecer registros históricos de todo o sistema monitorado, em relatórios e gráficos.

c. Redução do tempo de ação

A resolução de um problema com temperaturas pode comprometer os insumos de um hospital, influenciando, inclusive, o setor de Segurança do Paciente. Em alguns casos, depender de uma pessoa para fazer essas mudanças pode levar tempo demais. Com um sistema automatizado de monitoramento, a plataforma notifica os profissionais ativos para que tomem uma ação o mais rápido possível. E, a depender do nível de automação implantado, o sistema poderá fazer a regulação das temperaturas automaticamente, sem precisar de intervenção humana.

Monitoramento automatizado do gasto de energia (kw), setorizado por áreas da empresa, ou até mesmo individualizado por máquina ou processo, gerando relatórios de horários e condições de pico de consumo.

Com o monitoramento individualizado do consumo de energia trona-se possível adotar medidas gerenciais de economia e racionamento como também definir metas de consumo, através da análise de dados como:

• Percentual de cada carga no consumo total

• Divisão por horário de funcionamento

• Análise de curva de carga

• Avaliação de stand-by

• Projeção do consumo por período

Além disto, com o sistema integrado ao SIGMA - Sistema Gerencial de Manutenção, pode-se ainda verificar automaticamente quais máquinas e equipamentos que estão apresentando consumo superior ao indicado em suas fichas técnicas, possibilitando ações imediatas dos setores responsáveis, para resolução do problema.

Pela abrangência da aplicação, ainda mais em tempos de crise energética e altos custos vinculados ao fornecimento de energia pago por empresas e indústrias, esta solução torna-se, pela sua relação custo x benefício, indicada para qualquer indústria, shopping center, hospital, condomínios ou empresas em geral.

Monitoramento automatizado dos tempos de trabalho de máquinas (status on/off), fornecendo aos gestores a possibilidade de extração de gráficos e indicadores da produtividade e disponibilidade de máquinas e equipamentos.

A solução de monitoramento do tempo de funcionamento de máquinas e equipamentos permitirá que o usuário acompanhe em tempo real a situação dos ativos de uma linha de produção, efetuando consultas como:

• Acompanhamento da visual (Real Time) de Linhas de produção;

• Status do ativo (Em produção, Parado, Setup ou Desligado);

• Extração de relatórios e gráficos de de tempo de Máquina parada por período

Com a implantação do sistema de monitorando, você poderá obter recursos para atingir:

• Redução do tempo de máquinas paradas

• Aumento da velocidade média de trabalho

• Melhoria da qualidade dos produtos

• Aumento da produção utilizando os mesmos recursos

• Redução do custo unitário de produção

• Aumento da margem de lucro

• Redução do lead-time; e

• Maior agilidade na gestão da produção

Estes benefícios são alcançados pois,através da nossa solução, será possível obter:

• Menor tempo de resposta às ocorrências do chão-de-fábrica permitindo tomar ações de bloqueio e manutenção enquanto os problemas, as perdas e os custos envolvidos ainda são pequenos, evitando que as perdas sejam maiores e, consequentemente, contribuindo para uma produção maior no final do período.

• Identificação das principais perdas de produção, proporcionando empregar esforço na solução dos problemas que realmente são relevantes. 80% de suas perdas de produção são causadas por 20% dos problemas ocorridos.

• Identificação das perdas de produção que podem ser eliminadas à um custo mínimo, melhorando os indicadores de forma mais rápida.

• Gestão da produção através do OEE / EGE, que é um indicador de performance fabril utilizado globalmente, facilitando o entendimento da real situação por todos os envolvidos e mostrando todas as perdas de produção e oportunidades de melhoria.

Monitoramento automatizado dos níveis de pressão em máquinas pneumáticas, caldeiras e vasos de pressão.

Monitoramento automatizado dos níveis de vibração em máquinas e equipamentos, visando a identificação de defeitos e causas e planejamento de medidas de manutenção.

O monitoramento dos níveis de vibração e a manutenção preditiva de máquina trabalham juntos para oferecer diversos benefícios, incluindo aumento de receita, confiabilidade na produção, menor tempo de manutenção e custo de reparo.

a. Aumento da confiabilidade da instalação, pois as falhas são detectadas desde inicio;

b. Aumento da eficiência energética, pois são identificados os processos onde os resultados estão a baixo do estabelecido

c. Aumento da segurança. Porque são evitadas as situações perigosas por se saber os desvios do funcionamento normal desde a mais pequena alteração.

Monitoramento automatizado nos níveis de umidade do ar em ambientes controlados (ideal para laboratórios), como também controle de umidade em áreas rurais e agronegócios, para automatização inteligente de sistema de irrigação.

 

Para evitar altos consumos de agua, O SIGMA traz consigo o monitoramento do volume hídrico de reservatorios, além de possibilitar a detecção de vazamentos não-visíveis e consumos em excesso, através do monitoramento do fluxo e pressão da rede setorizada.