Sigma
DOWNLOADS
SIGMA 4.0 INTERPRISE
* Criação:
O SIGMA – Sistema de Gerenciamento de Manutenção foi lançado no mercado nacional em 01 de maio de 1987, por técnicos e engenheiros especializados em manutenção industrial e foi usado inicialmente no III Pólo Petroquímico, em Triunfo – RS.
* Objetivos:
O SIGMA – Sistema Gerencial de Manutenção tem como objetivo atender as Exigências e necessidades de gestão da manutenção, oferecendo aplicativos e recursos internos que proporcionam o planejamento, a programação e o controle da manutenção através de um planejador de manutenção que foque a gestão estratégica de sua empresa, baseada na extração de gráficos e relatórios para a tomada de decisão imediata.
* Estrutura interna:
O SIGMA – Sistema Gerencial de Manutenção, possui recursos para sua utilização através da WEB, em linguagem PHP e asp.net para a abertura e acompanhamento de Solicitações e ordens de serviços. Seu módulo voltado para a operação em rede local foi desenvolvido na linguagem DELPHI, versão 2010. Utiliza bancos de dados como o ORACLE e/ou Firebird (versão gratuita), aliado a poderosos recursos de SQL, criação em multicamadas. Funciona em Rede, de forma multiempresa e multiusuária e não possui qualquer limitação para número de usuários ou estações de trabalho simultâneas.
Licenças SIGMA:
O SIGMA PDCA possui duas categorias de licença, sendo:
- * Empresarial: destinados a empresas públicas e privadas para controle da manutenção dos seus ativos e estruturas prediais. As licenças são pagas porém para testes disponibilizamos em nosso site versões trial, que podem ser usadas por 30 dias sem custo. Após este prazo, para continuar o uso, é necessário adquirir uma licença.
- * Acadêmica: trata-se do SIGMA Student que é destinado a estudantes e instituições de ensino que queiram utilizar o sistema como ferramenta pedagógica em sala de aula e como base para trabalhos técnicos e até mesmo TCCs. Neste caso a licença é 100% gratuita.
Para visualizar as Licenças SIGMA ,clique Aqui
* O SIGMA nas Universidades e Escolas Técnicas:
A REDE INDUSTRIAL incentiva o uso do SIGMA em sala de aula, em universidades e escolas técnicas, de forma que a instituição de ensino possa mostrar a seus alunos, na prática, como funciona o uso de sistemas de gerenciamento em empresas. Este conceito é totalmente inovador e visa proporcionar aos novos profissionais que estarão entrando no mercado de trabalho um conhecimento prévio do funcionamento de um sistema de gerenciamento, o que certamente influenciará positivamente nas suas possibilidades de obter boas colocações no mercado.
APRESENTAÇÃO SIGMA
Há mais de 24 anos no mercado, o SIGMA – Sistema de Gerenciamento de Manutenção, é um sistema desenvolvido para atender todos os segmentos que visam planejar e controlar a manutenção, sejam eles indústrias, assistências técnicas, estruturas prediais, hotéis, hospitais e etc.
Entendemos que a escolha de um software de gerenciamento de manutenção para uma empresa de qualquer segmento ou ramo, não é uma questão simples. E, para uma escolha assertiva é necessário que algumas análises, perguntas e questionamentos sejam feitas e respondidas satisfatoriamente, tais como:
- Quais são os recursos disponíveis no sistema? Eles atendem às minhas necessidades?
- Qual estrutura interna que preciso ter (recursos materiais e humanos) para comportar a implantação deste software?
- Qual a estrutura de atendimento que a empresa desenvolvedora me oferece?
- Quais são as referências de outras empresas que utilizam este software?
- Qual o custo/benefício da implantação? O mesmo, está de acordo com as minhas necessidades e expectativas?
Assim sendo, promovemos mensalmente, apresentação online SIGMA, para empresas que desejam conhecer este sistema de software, visando a futura implantação do mesmo em suas dependências.
Nesse sentido, buscamos disponibilizar a todos interessados em conhecer o SIGMA, o maior número de informações e a obtenção de referências. Possibilitando assim, que a escolha pela implantação do SIGMA, em sua empresa possa ser concretizada de maneira totalmente embassada e segura, o que certamente, conferirá um nível elevado de confiabilidade em todo o processo de implantação do software. As apresentações são realizadas em tempo real, via Sala Virtual com um Consultor, que apresentará o SIGMA e suas funcionalidades, bem como seus módulos, benefícios e vantagens que o sistema oferece para o gerenciamento do Setor de manutenção, além disso, os participantes poderão esclarecer suas dúvidas no chat durante a apresentação.
Recursos SIGMA | Starter | Profissional | Enterprise |
---|---|---|---|
Gestão da Manutenção Corretiva | |||
Gestão da Manutenção Preventiva | |||
Módulo de TAG | |||
Gerador de Relatórios | |||
Gerador de Gráficos | |||
Módulo OS | |||
Módulo de Alertas | |||
Check da Mantenabilidade | |||
Gestão da Manutenção Preditiva | |||
Gestão da Lubrificação | |||
Gestão do Check-list – TPM | |||
Kpis Operacionais e Gerenciais | |||
Gestão dos Custos da Manutenção | |||
Abre e Gerencia Solicitações de Serviço | |||
Ajustes de Tabela | |||
Módulo de Configuração do Banco de Dados para Acessos Externos | |||
Produtiva e Abastecimentos | |||
Estoque | |||
Movimentação de Materiais | |||
Escala de Trabalho | |||
GUT | |||
Módulo de Integração | |||
Calendário de Manutenção Programadas | |||
Aplicativo NR13 | |||
SMS | |||
SOFT OS | |||
Métodos de Lançamentos de Horas de Trabalhos | |||
Aplicativo E-mail | |||
Módulo Calibração | |||
Módulo LP – Lançamento de Paradas de Máquinas e Linha de Produção | |||
Estruturação de QR-CODES para codificação de equipamentos | |||
Aplicativo destinado para solicitações de peças, gerando ordens de compra | |||
Sincronizar o Calendário do Google com o Plano de anutenção da Empresa | |||
Módulo ewo – Regras para a Gestão e Análise de Ocorrências na Manutenção | |||
Monitoramento Online | |||
OEE / EGE – Monitora a Produção Aliada a Execução da Manutenção | |||
Estruturação dos Níveis de Acessos, de Senhas e Utilização | |||
CHECK PDCA | |||
APP Android | |||
Aplicativo WEB | |||
Escalas de Trabalho | |||
Gerencia Solicitações de Compra e Orçamentos | |||
SIGMA FLOW – Crie Processos e Documente por Fluxos e Organogramas | |||
Módulo Multi- usuário | |||
Módulo PMOC |
Recursos SIGMA | Web | Android | |
---|---|---|---|
Solicitações de Serviço – Criação e Aprovação/Reprovação de Solicitações de Serviço | |||
Ordens de Serviço | |||
Checklist | |||
Lançamento de Horas Trabalhadas | |||
Preventiva – Planejamento, Programação e Cadastro de Etapas desta Manutenção | |||
RM | |||
Configuração de Dashboards |
INDÚSTRIA 4.0
Horímetro Wi-fi | |||
---|---|---|---|
Painel Gráfico com gerenciamento de múltiplos Horímetros | |||
Controle de tempo de Máquinas em funcionamento e Máquinas paradas | |||
Relatório de tempo de máquina ligada e de máquina desligada | |||
Relatório de tempo de máquina parada por motivos | |||
Aplicativo para gestão Mobile de tempo de Máquinas | |||
Envio por aplicativo Android de alertas de paradas de Máquinas | |||
Envio por WhatsApp ou E-mail de informações de tempo de Máquinas trabalhadas |
Mini-Supervisório | |||
---|---|---|---|
Monitoramento online de Máquinas | |||
Relatório de Parada de Máquinas | |||
Gestão à vista com imagem das Máquinas e seus Sensores | |||
Gráficos de Motivos de Parada de Máquina, de Sensores Analógicos e de Contadores | |||
Monitoramento de até 16 sinais digitais de Máquinas simultaneamente | |||
Monitoramento de até 2 sinais analógicos de Máquinas simultaneamente | |||
Envio de dados por RS485 ou Wi-fi |
Botão Alerta | |||
---|---|---|---|
Gerenciamento de botões de alerta via aplicativo para Android | |||
Compartilhar botões com outros usuários | |||
Disparar alertas que comunicarão todos os usuários vinculados ao botão de alerta |
DASHBOARDTV | |||
---|---|---|---|
Visualização de informações em gráficos de pizza, barras, linhas e dentre outros | |||
Possibilidade de integração com o SIGMA | |||
Disparar alertas sonoros e com voz sintética |
CERTIFICADOS
A marca é o maior patrimônio de uma empresa. A marca é visual. No símbolo da empresa se consolidam todas as suas ações e sentimentos, gerados através da experiência com seus produtos e serviços.
O SIGMA – Sistema de Gerenciamento de Manutenção é marca registrada expedida pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, bem como tem certificado de propriedade de todos os códigos fontes expedido pelo mesmo órgão federal. Todos os direitos Reservados conforme a Lei dos direitos autorais.
BANCO DE DADOS
Bancos de dados Compatíveis com o SIGMA
Algumas perguntas frequentes realizadas pelos responsáveis pela implantação e manutenção do SIGMA – Sistema de Gerenciamento de Manutenção.
- Posso migrar de um Banco de dados para Outro?
- Como escolher o SGBD ideal para a instalação?
- Que vantagens e custos adicionais tenho em utilizar um SGBD proprietário?
- Como isso afetará a performance do Sistema no longo prazo?
- Que decisão é mais segura?
- Que decisão está dentro do orçamento atual?
Em empresas de médio e grande porte, usualmente a resposta já está definida por uma política interna de manter o mesmo SGBD atualmente usado, porém em certas empresas onde ainda não está estabelecido este critério, a decisão precisa ser tomada de maneira rápida e certeira.
Este texto visa auxiliar profissionais nesta situação a responder a tais perguntas.
A resposta para a primeira pergunta é: Sim, é possível realizar a migração. Para tomar decisão sobre o banco de dados para o qual migrar, selecionamos abaixo algumas vantagens e desvantagens percebidas por nossos clientes:
Vantagens e desvantagens do SGBD Firebird:
Vantagens:
- Instalação Instantânea – A instalação do Firebird leva segundos através de um processo automático de instalação integrado ao SIGMA;
- Reduzidos custos de Manutenção – Não é necessária a contratação de um especialista para a sua manutenção e configuração de rotinas de backup. Tudo isso pode ser feito apenas com poucas horas de leitura de manuais;
- Não necessita a instalação de ““ Clientes “” – Isso mesmo, você apenas precisará instalar a aplicação no servidor;
- Gratuito – Suportado por uma comunidade open source.
Desvantagens:
- Não é indicado para uso de centenas de usuários;
- Sua Confiabilidade não está à altura de soluções proprietárias, fornecidas por empresa multibilionária;
- Recomendação:
- Bom para o período de teste do Sistema em uma empresa de grande porte pela facilidade de instalação;
- Bom para empresas com até 2 planejadores de manutenção, e aproximadamente.
- Vantagens e desvantagens do SGBD SQL Server 2008 R2 e Oracle 10g:
Vantagens:
- Melhor desempenho percebido – A performance do Banco SQL Server é apontada como a melhor em nossas validações internas;
- Compatível com quase todos os Sistemas já instalados em sua empresa;
- Isto pode vir a facilitar um projeto de integração futuro;
- Possui versão Express, com limitações;
Desvantagens:
Terá Custos caso a empresa ultrapasse a limitação de sua versão gratuita; Vantagem adicional do SQL Server:
Em testes internos constatamos que os tempos de resposta do SQL Server são melhores tanto em relação ao Firebird, quanto ao Oracle, sendo considerado o mesmo sistema.
Nossa Conclusão e Recomendação:
Para a realização do uso do Sistema de forma gratuita, sem necessidade de escalabilidade, poderás utilizar o banco de dados Firebird.
Caso necessite de melhor desempenho e escalabilidade, escolha o Banco de dados SQL Server 2008 R2. Utilize o Banco de dados Oracle caso sua infraestrutura já esteja vinculada ao mesmo.